Acolhimento para idosos - Casa Lar

Publicado em 20 de julho de 2019


CASA LAR DE IDOSOS

 

OBJETIVO GERAL
 

Acolhimento para idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta anos) em unidade inserida na comunidade, com características residenciais, ambiente acolhedor e com estrutura física adequada, visando o desenvolvimento de relações mais próximas ao ambiente familiar, garantindo a proteção integral do idoso.

 

 
 2. JUSTIFICATIVA

 

A velhice (fenômeno biológico que ocorre com os seres humanos com o passar dos anos) é difícil de ser definida, principalmente quando se almeja uma vida saudável, desejada para todos e por todos, nos dias atuais. Portanto, deve ser compreendida em sua totalidade, e em suas múltiplas dimensões, visto que se constitui em um momento do processo biológico, mas não deixa de ser um fato social e cultural. Deve ainda, ser entendida como uma etapa do curso da vida na qual, em decorrência da avançada idade cronológica ocorrem modificações de ordem biopsicossocial que afetam as relações do indivíduo, pois para a maioria, ao entrar na faixa da melhor idade, diminui o círculo de amigos, de relações familiares pelo processo natural de dispersão, óbitos, por aposentadoria, dando a impressão de perder bruscamente a base de sua razão de ser social.



O crescimento da população idosa vem acontecendo de forma progressiva no Brasil e como ainda não se projetou adequadamente para atender as necessidades da população idosa, o envelhecimento é tratado como um “problema” e não como uma conquista, sendo os idosos vistos como um encargo para a família, para o Estado e para a sociedade. Por isso é importante conhecer a vida dos idosos, escutando-os a respeito de como se sentem nesta fase, contando com a participação deles para a realização de seus anseios e para a construção da vida que lhes seja adequada, tornando-os sujeitos ativos. A Associação de Apoio Terapêutico Reviver prima em seus projetos a atenção integral ao idoso.

 
 3. PÚBLICO ALVO
 
 

Idosos com 60 anos ou mais, de ambos os sexos, independentes e/ou com diversos graus de dependência.


 
 4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
 
1. Incentivar o desenvolvimento do protagonismo e de capacidades para a realização de atividades da vida diária;

2. Desenvolver condições para a independência e o autocuidado;

3. Promover o acesso a renda;

4. Promover a convivência mista entre os residentes de diversos graus de dependência.
5.Reintegrar, quando possível, ao ambiente familiar e na sociedade.
6.Evitar que se agrave o grau de dependência e ou declínio cognitivo.


 
 

5. REQUISITOS PARA ADMISSÃO
 
1. Idade igual ou superior a 60 anos.
2. Não ter família que o abrigue.
3. Admissão voluntária.

 

Para admissão será feita avaliação médica completa sendo solicitado os exames:

  • Hemograma; Ureia; Creatinina; Dosagem de Magnésio; Dosagem de Cálcio; Dosagem de Fósforo; Glicemia; Colesterol total e fração; Triglicérides; Sumário de Urina; TGO; TGP; GGT; Fosfatase Alcalina; Proteínas totais e frações; Bilirubinas totais e frações; Dosagem de Sódio; Dosagem de Potássio; Radiografia de Torax PA; ECG; PSA livre e total para homens e Mamografia para mulheres.

 6. REGRAS PARA PERMANÊNCIA


 
1. Seguir as regras de convivência e o Estatuto da AATR;


2. Participar da limpeza do seu ambiente de moradia (limpeza dos quartos, cozinha, lavar sua roupa, preparo dos alimentos) colaborando com a vida coletiva. Identificar aqueles que possuem experiência administrativa para contribuir com outros serviços ligados a recepção, administração, contabilidade, educação, enfermagem e recreação a fim de que todos possam contribuir com o bem-estar comum;

.
3. Cada Idoso poderá sair da unidade sempre que desejar, porém com hora pré-determinada para retorno;


4. Cada Idoso assumirá a liderança da casa por um mês, passando a responsabilidade para outro após este período, dando a oportunidade de todos coordenarem.