Idosos precisam de cuidado extra contra o novo coronavírus

Publicado em 13 de março de 2020


Letalidade da doença em pacientes com mais de 80 anos é 6,4 vezes maior do que nos demais. Baixa imunidade faz dessas pessoas mais vulneráveis à ação do vírus

Os idosos e pacientes de doenças crônicas representam o público que causa maior preocupação com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Isso porque a baixa imunidade faz dessas pessoas mais vulneráveis à ação do vírus e a complicações decorrentes dele, como síndromes respiratórias agudas graves.

Estudo do Centro para a Prevenção e Combate a Doenças da China analisou casos no país, tomando exemplos do mês de fevereiro, e identificou que a taxa de mortalidade avança conforme a idade.

Enquanto entre 0 e 49 anos ela não passa de 1%, entre 50 e 59 fica em 1,3%, entre 60 e 69 vai para 3,6%, entre 70 e 79 anos sobe para 8% e acima dos 80 chega a 14,8%.

A partir destas informações os coordenadores e a diretoria da Casa Reviver decidiu tomar algumas medidas de segurança. A princípio as visitas serão restringidas e os acolhidos e colaboradores utilzarão luvas e máscaras, além de uma rigorosa higienização das mãos. Já estamos agendando também uma capacitação com ampla abordagem sobre os cuidados contra o coronavírus,